segunda-feira, 9 de maio de 2011

Humanas

OS PAÍSES AFRICANOS E SUAS RELAÇÕES COM O BRASIL

AS CONTRIBUIÇÕES AFRICANAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO MULTICULTURAL DA SOCIEDADE BAIANA
Os negros precursores da África influênciaram de forma muito significativa a cultura e sociedade baiana,tato em nossa linguagem com palavras de origem africana como quitanda, na religião com o candomblé que tem origens Africanas como na culinária com o acarajé e o vatapá.
O Candomblé
Uma culto religioso dos negros jeje-nagôs na Bahia, mantida pelos seus descendentes e mestiços, é um culto africano introduzido no Brasil pelos escravos. Algumas de suas divindades são: Xangô, Oxum, Oxumaré e Iemanjá, representando esta, por si só, um verdadeiro culto.

Culinária
No Nordeste a marca africana é profunda, sobretudo na Bahia, em pratos como vatapá, caruru, efó, acarajé e bobó, com largo uso de azeite-de-dendê, leite de coco e pimenta.


Olodum
O Olodum é um bloco-afro do carnaval da cidade do Salvador na Bahia. Foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada. É uma Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro.
Essa ONG realiza um trabalho de inserção social,com Escola Criativa Olodum, que a música foi o caminho escolhido para entrar na luta pela preservação da cultura afro-brasileira.Além de shows realiza projetos educacionais com a finalidade de colaborar para a inclusão social do negro. A Escola Criativa que desenvolve uma série de cursos, tais como: oficina de mamulengos, dança, teatro, percussão, dicção e postura de voz, reforço escolar, iniciação musical, História e Português. Esta escola tem como objetivo desenvolver a formação de crianças, jovens e adultos, fornecendo-lhes conhecimentos adicionais àqueles adquiridos nas escolas públicas, possibilitando assim uma formação cultural básica mais ampla, que lhes dê condições de exercer o papel de cidadãos conscientes e aptos a desempenhar um papel mais digno na sociedade.

O Trabalho Atual dos Afrodescendentes

Os trabalhos que exigem pouca ou nenhuma especialização, principalmente trabalhos que necessitam de um maior esforço físico e de baixa remuneração são realizados em maior parte pelos afrodescendentes.    
     Devido ao processo de escravidão, a raça negra principalmente, que era e ainda continua sendo em sua grande maioria, pobre, ficou excluída e desprovida de um sistema de educação eficaz.
    O que fez com que hoje essas pessoas recorram a esses trabalhos de grande esforço físico,como única alternativa para a sobrevivência ou para levarem um dinheiro a mais para suas famílias, como os catadores de latinhas ou vendedores ambulantes,necessitando trabalhar dando o sangue e o suor em períodos festivos como o carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário