quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Making of do vídeo









Fome na África


Você tem fome de quê?


Receita Moqueca de Camarão

Tempo de preparo: 40 min
Rendimento: 06 porções
Dificuldade: moderada


Ingredientes:
1Kg de camarão médio sem casca
2 dentes de alho
4 tomates picados
2 cebolas grandes picadas
1 pimentão pequeno picado
12 galhos de coentro picados
suco de 2 limões
4 xícaras de leite de coco bem grosso
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de azeite de dendê
1 colher de sobremesa de sal
Como Fazer Moqueca de Camarão



Modo de preparo: 
Descasque os camarões, limpe bem e lave com água e suco de 2 limões. Machuque o alho, ½ colher de sobremesa de sal e o coentro e tempere os camarões, deixando descansar na geladeira por pelo menos ½ hora. Machuque os temperos picados e divida em duas partes. Com uma parte tempere os camarões e coloque-os numa panela funda, junte o leite de coco e leve ao fogo, mexendo sem parar até ferver. Acrescente o azeite de oliva e o restante do tempero e deixe ferver mais. Por último, coloque o dendê e deixe por 2 minutos. Sirva com pirão, arroz e farofa de dendê. 

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Comidas Africanas

Acaçá: Feito de milho macerado em água fria e depois moído, cozido e envolvido, ainda morno, em folhas verdes de bananeira. (Acompanha o vatapá ou o caruru. Preparado com leite de coco e açúcar, é chamado acaçá de leite.) No Candomblé, oferecida a Oxalá, Naña, Ibeji, Lê manja e Exu. 

Ado: Doce feito de milho torrado e moído, misturado com azeite de dendê e mel. No Candomblé, oferecida a Oxum. 

Abarém: Bolinho feito de milho ou de arroz moído na pedra, macerado em água, salgado, e cozido em folhas de bananeiras secas. No Candomblé, é oferecida a Omulu e Oxumaré. 

Receita Arroz-de-hauçá

Dessalgue a carne seca de véspera, cozinhe, desfie e refogue com cebola e manteiga de garrafa. Reserve.
Doure a cebola branca ralada na manteiga de garrafa, acrescente arroz branco, refogue e vá juntando uma mistura de leite de coco com creme de arroz (1 colher de sopa rasa de creme para 1 litro de leite de coco), tudo em fogo baixo. Vá mexendo sempre, acrescente sal a gosto e complete com água suficiente até cozinhar. Você vai obter um delicioso arroz empapado com gosto de leite de coco. Reserve.
Escalde ligeiramente o seu camarão seco defumado, por uma ou duas vezes a depender do sal. Doure cebola no azeite de dendê, acrescente os camarões, refogue um pouco em fogo baixo, some um pouco de manteiga de garrafa e leite de coco, até obter uma mistura bem hidratada. Reserve.
Hora de juntar tudo: coloque o arroz numa cumbuca em forma de coroa, com um buraco no meio, onde você vai encaixar a carne seca. Agora cubra o arroz com o molho de camarão e coroe o prato com coentro picado.

  

Você tem fome de quê?

Agora no 2º trimestre vamos abordar o tema culinária, a relação entre as comidas que vinheram do continente africano e que foram aprimoradas aqui na Bahia, essas iguarias possuem grande sabor e variedade.
O milho e as nozes são as principais fontes de preparação das refeições africanas, sejam elas doces ou salgadas.
Os africanos introduziram na cozinha baiana o leite de coco, o azeite de dendê, a noz moscada, confirmou a excelência da pimenta malagueta sobre a do reino, com isso deu ao Brasil o feijão preto, o quiabo e ensinou a fazer vatapá, caruru, mugunzá, acarajé, angu, pamonha, cuscuz e canjica.